Notícias

Notícia

Como transformar problemas em oportunidades?

Especialista elenca quatro passos fundamentais para uma organização superar desafios e alcançar sucesso

De acordo com um estudo realizado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae, a cada 10 brasileiros, quatro são empreendedores ou estão envolvidos com algum tipo de negócio. A maioria deles aprende na prática o quanto estar à frente de uma empresa é um desafio.

“Quando alguém empreende, precisa estar preparado para tudo. Por isso é importante planejar, saber onde se quer chegar e como fazer para isso acontecer. O planejamento é fundamental para evitar que qualquer tropeço seja motivo para desistir do negócio”, analisa Magnus Wolfram, presidente da Magnus Consultoria, empresa que está há 35 anos no mercado.

A vida empresarial impõe, diariamente, desafios e obstáculos a serem superados para que uma marca se destaque por diferenciais e se consolide no mercado. “Ambientes desafiadores nos ajudam a crescer. Cada situação que surgir, por mais problemática que seja, deve ser vista como um aprendizado e com grandes chances de serem transformadas em oportunidades”, destaca o especialista, que aponta quatro passos fundamentais para os empreendedores transformarem problemas em oportunidades:

1. Rever os processos internos

Ao buscar atualização constante, com foco nas melhorias e otimização, é possível resultados muito positivos tanto em agilidade quanto em redução de custos. A análise crítica é importante para verificar se os procedimentos atuais são eficientes, úteis ou se não estão gerando algum impacto negativo na produtividade. Cuidado para não ter processos sobrepostos e não burocratizar demais as atividades.

2. Identificar a raiz do problema

Se focar na causa, não nos sintomas, provavelmente sua organização gerará melhorias. Por isso, buscar conhecer verdadeiramente seu problema é a maneira mais assertiva para encontrar uma solução. Já dizem os sábios: “Um inimigo conhecido é muito melhor do que um amigo desconhecido”. Faça uma análise minuciosa. Pode ser, inclusive, que a razão do problema seja muito simples de ser dissipada.

3. Analise possibilidades internas

Converse com a equipe, busque alternativas em outros departamentos, incentive a criatividade interna. Apoie os colaboradores a sempre ter a mente aberta e a capacidade de pensar criativamente. Ao poderem expressar ideias mais amplas, você tem mais flexibilidade à sua disposição.

4. Vá em busca de alguns conselhos e cogite uma consultoria

O contato com especialistas e pessoas que entendem do seu negócio contribuem para que você abra os olhos para as demandas e inovações, já que essas pessoas estudam e planejam organizações constantemente. Essa parceria pode ser enriquecedora e te ajudar a crescer, inovar, ter mais participação no mercado e, consequentemente, mais sucesso.